segunda-feira, 2 de maio de 2011

Alongamento



Esticar, girar e dobrar o corpo são movimentos que aliviam dores musculares, relaxam, corrigem a postura - o que ajuda a combater a barriguinha saliente - e até liberam hormônios que dão a sensação de bem-estar, uma arma extra contra a compulsão alimentar.



Você é do tipo que vive chegando em cima da hora para a aula de ginástica e por isso está sempre em dívida com os exercícios de alongamento? E, pior, quando termina a aula sai correndo e nem dá atenção para os movimentos que soltam e relaxam a musculatura tão exigida durante o treino?


Cuidado! Os exercícios de alongamento são uma parte muito importante de qualquer atividade física, pois são responsáveis por preparar o organismo para o esforço e aliviar a carga sobre músculos e articulações no pós-treino. "O alongamento antes de qualquer exercício é imprescindível, pois previne lesões musculares e garante um melhor desempenho. Além disso, serve para aumentar a flexibilidade e ''destravar'' a musculatura que, junto com as articulações, formam o mecanismo que nos dá mobilidade", alerta a fisioterapeuta e bailarina Paula Fioreli (SP).


Ah! Você acha que não precisa esticar o corpitcho porque não tem uma atividade física regular? Engana-se! Mesmo com as atividades de rotina, principalmente quem passa muito tempo sentado ou em pé, precisa alongar a musculatura das costas, ombros, braços, pescoço, quadris e pernas para aliviar a tensão diária. Ou seja, reservar uns minutinhos do seu dia para soltar os músculos vai ajudar (e muito!) a diminuir a sensação de corpo e mente pesados, além de evitar dores por tensão e estresse.


"De 10 a 15 minutos são o suficiente para garantir os benefícios do alongamento. Pode ser com movimentos suaves pela manhã ou à noite, para diminuir a rigidez do corpo e relaxar", explica a personal trainer Karla Navaro. O melhor dessa história toda é que os benefícios vão além dos descritos acima. Corpo alongado (e destravado!) é sinônimo de silhueta fina e esguia. 


Viram pessoal?! Portanto vamos separar uns minutinhos do nosso dia e nos alongar! 


Gostaram?!


Um beijo e uma ótima semana a a todos!



5 comentários:

Lu B. disse...

Eu to sem fazer nenhum exercicio ja tem um tempo!
Mas to me sentindo super mal, preciso me movimentar urgente!
Adorei as dicas!
bjo bjo
http://www.ciadoestilo.com.br/blog/

Gorete Sousa disse...

Dicas otimas!!!
amei
xx

www.ilovenystyle.blogspot.com

Tati Canto disse...

ótimo pra começar bem a semana!
Bjs, Tati
http://loveshoesblog.wordpress.com
@loveshoesblog

Thaís Araújo disse...

Ótima as dicas, Ma!
Eu preciso muito começar a me animar a fazer algum exercício!

Beijos.

www.consumisse.blogspot.com

Lu Zeraik disse...

Adorei as dicas!! Estou precisando me dedicar mais a saude rsrs quem sabe começo pelo alongamento!! rs

Bjo bjo!!
e uma ótima semana pra vc!!