sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O calçado certo

Caminhar faz bem à saúde, e a maioria das pessoas sabe disso. Nós sabemos né pessoal? O que muitos desconhecem (e eu também desconhecia até ler essa reportagem) é que para cada atividade física existe um tênis adequado. O ortopedista e presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte, Ronaldo Lopes Cançado, explicou que, para uma boa caminhada, é preciso procurar um fisioterapeuta ou fisiologista do esporte para realizar um exame chamado biomecânica do pé. “Nele será avaliado como a pessoa pisa. Se a pisada é neutra, para fora ou dentro”, disse Cançado.
Para o especialista, andar com um tênis adequado é fundamental porque diminui o impacto. “Evita, também, a fratura por estresse no osso, e lesões no músculo e tendões”, falou.

Ainda de acordo com ele, a carga excessiva causada pelo movimento natural da caminhada pode causar traumas ortopédicos. “É fundamental que o tênis seja macio para absorver os excessos. Calçados com amortecedores são uma boa alternativa para minimizar os impactos”.

Tênis com amortecedor é o indicado pelos
especialistas para caminhar.

Calçado com amortecedor e bolsa de ar é
adequado para andar.



Tênis com solado de borracha com fibra de
carbono é mais resistente para fazer caminhada.


 O médico alerta que é preciso ficar atento ao período de validade do tênis. Esse prazo varia de 500 a 800 horas de caminhada. “A mecânica de produção dos tênis é altamente cientifica. Eles são produzidos para absorver mais impactos e menos água”, exemplificou.
Para quem tem excesso de peso, o especialista disse que os calçados precisam ser mais reforçados. A sobrecarga, de acordo com ele, deforma e faz com que o calçado perca a capacidade de absorção de carga.

IMPORTANTE: No momento em que a pessoa está em casa, sem fazer o exercício físico, Cançado sugere que elas usem um chinelo com um salto em torno três centímetros de altura. A recomendação é válida para homens e mulheres.

Viu pessoal? Portanto, tomem muito cuidado ok? Aproveitem as dicas!

Gostaram?

Um beijo ;*


Reportagem e imagens retiradas do site da Globo.

2 comentários:

Studio RP disse...

Bom amore, não sou muito fã de tênis, mas esses dias vi em uma boutique daqui da cidade um da Armani que é simplesmente MARAVILHOSO e confortável. A única coisa ruim é o preço: R$715,00.
hahahahaha
AMO SEU BLOG!
Beijão.

Emmanuelle disse...

Má...ultimamente estou em uma fase fitness...e aí vai uma super dica: Mizuno Wave Creation 12 Running Shoes . Ele é o THE BEST para corridas...e minha nova aquisição. Hihi ;* bjoks