terça-feira, 22 de março de 2011

10 tipos de amigas para se afastar!

Nem toda amizade é o que parece ser... Por mais que os gostos e valores pareçam comuns aos das amigas, o conflito de personalidades (e algumas manias e defeitinhos básicos) pode gerar problemas. Veja quais os 10 principais tipos de amizade que você deve evitar, mas, antes, avalie-se e veja se encontra alguma dessas características em você. “Não adianta afastar o que não é bom quando o pior está dentro de nós”, afirma a psicóloga Maria Teresa Reginato, de São Paulo. “E, além do mais, as pessoas podem mudar. Antes de descartar alguém, converse francamente e, quem sabe assim, acaba ajudando em algum comportamento inconsciente da amiga."


1- A narcisista
Aquela que só ama a si mesma. Se sente sempre a mais linda de todas, quer ser o centro das atenções e, se não é assim, gera aborrecimento. 

2- A egoísta
Pessoas egoístas têm pouco para oferecer e sabem tirar bastante dos que estão à sua volta. Colhem colhem colhem, mas não gostam de plantar.

Exemplo: “Uma amiga sempre me procurava para desabafar seus problemas com a família. Eu a ouvia durante horas, sempre dando conselhos e acalmando-a. Quando me separei, no entanto, quis sair para conversar e ela disse que estava muito ocupada. Até aí, tudo bem. Mas eu a chamei em outra oportunidade e sabe o que ela me disse? Que estava em uma fase muito boa da vida e não queria saber de energias negativas”. Conta uma entrevistada.

3- A presa ao passado
O passado deve ser visitado para recolhermos as lições e seguirmos em frente. No entanto, pessoas que vivem presas ao passado são autopunitivas, têm pouca coragem e tendem a ser negativas com relação ao futuro. Portanto são como uma bola de ferro presa ao pé de quem quer se desenvolver. Tenta tirar a fé e determinação de quem está ao lado.

4- A preconceituosa
Todos nós temos preconceitos de algum tipo. O problema é quando a pessoa não quer se desapegar dessas ideias e não consegue olhar outros ângulos. “Pessoas preconceituosas podem ser cruéis ou tirânicas com os amigos”, avisa a psicóloga Maria Teresa Reginato.

Exemplo: “Uma ex-amiga de infância achou que eu estava usando drogas porque fiz uma tatuagem. Fiquei indignada, pois a fulana me conhecia há mais de 20 anos e sabia que eu não curtia isso. O pior é que se afastou. Nem teve coragem de dar a opinião na minha cara, o que só me leva a concluir que ela era uma péssima amiga. E se eu tivesse mesmo virado dependente química? Uma amiga de verdade daria força e ofereceria ajuda, jamais teria uma atitude mesquinha como a dela.”  Conta uma entrevistada.

5- A consumista
Uma amiga consumista pode levar você a achar que tem necessidades que, na verdade, você não tem. Ela é ótima para informar sobre moda, tendências, gadgets etc., mas oferece um perigo altíssimo em um passeio ao shopping.

(Eu não concordo muito com essa tá? Quero deixar em claro! hihihi)

6- A carreirista
Ser carreirista é bem diferente de ser ambiciosa. Ter ambição significa lutar pelos objetivos com os próprios recursos e esforços. A carreirista é do tipo que passa por cima de qualquer um.

7- A pegadora
Precisa se autoafirmar através da quantidade de conquistas. Assim como a carreirista, também pode não ser de confiança e querer pegar um troféu de outra –inclusive o da amiga. Pode ser uma companhia divertida quando você está solteira. Se estiver namorando sério, porém, é bom evitá-la –ou você correrá o risco de, no mínimo, passar bastante raiva com as prováveis tentativas de sedução pra cima do SEU namorado.

8- A desanimada
O desânimo demonstra energia baixa, frustrações e falta de atitude. Tudo é um sacrifício para essa amiga. Você tem de fazer muito mais esforço para realizar um desejo seu com alguém assim do seu lado. 

9- A fofoqueira 
Embora muita gente pense que a fofoca é uma bobagem, ela não tem nada de inocente e pode prejudicar (e muito) a vida de uma pessoa. Afaste-se de amigas fofoqueiras, pois elas são perigosas. E avalie: se ela fala mal de todo mundo para você, será que não faz o mesmo sobre você para todo mundo?

10- A desqualificadora
A desqualificação vem da inveja e da baixa autoestima. “Todos sentimos inveja alguma vez na vida, mas ao agir de forma a desqualificar o outro estamos deixando o problema se tornar danoso. Fuja dessas pessoas!

Exemplo: “Estava toda feliz para contar à minha ex-melhor amiga que eu começaria a fazer pós-graduação em moda, quando ouvi do outro lado da linha: ‘Moda? Ah, é, você gosta dessas coisas...’. Conta uma entrevistada.

Reportagem e textos: Uol.com




É gente, não podemos negar que são defeitinhos que muitas pessoas possuem né?! Assim como muitas pessoas têm suas qualidades tbm, que na maioria das vezes costumam sobressaírem-se. Achei essa reportagem legal não para apontar o defeito de amigas, looooonge de mim (estou muito feliz com as minhas! hihi), mas sim para nós mesmas nos criticarmos, assim como já diz lá no comecinho! Antes de falar de qq pessoa, temos que falar da gente! E não?!


Gostaram?

Um beijo ;*








3 comentários:

Unknown disse...

ooolá lindona, adorei teu comentário no blog, você é lindíssima. adorei a reportagem, todas nós temos defeitos, mas realmente tem algumas amizades que é melhor mantermos distância, e também não concordo com a consumista ;x eu sou super consumista, mas sou super amiga e sempre me preocupo mais com as minhas amigas do que comigo!

BESOS.
http://babybelchior.blogspot.com

Thaís Araújo disse...

Infelizmente sempre umas pessoas assim na nossa vida, né? Devemos manter distância mesmo!

Beijos.
www.consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Manu Andriolli disse...

Acho que eu devo me afastar de vc!
Vc é um perigo constante! Me faz gastar horrores!! hihihihihi